Google desenvolve função que permitirá bloquear seu celular remotamente
O Google I/O 2024 mostrou como o Android, o sistema operacional móvel da empresa, integrará IA para, por exemplo, ajudar os alunos a resolver operações matemáticas (Circle to Search) ou encontrar informações específicas em um vídeo do YouTube usando a ferramenta Ask this video (Gemini) .
Na versão mais recente da plataforma, o Android 15, também haverá novidades importantes, incluindo algumas que visam frustrar ladrões de celulares.
Neste momento, a empresa californiana apresenta a segunda versão beta do Android 15, que está disponível para dispositivos Honor, Lenovo, Vivo, Xiaomi, Oppo, Pixel, entre outros.
Como o Google detectará se seu celular foi roubado?
O novo recurso Theft Detection Lock, que será lançado ainda este ano para evitar que ladrões tenham acesso às informações do seu telefone caso ele seja roubado.
“Esse recurso poderoso usa a IA do Google para detectar se alguém arranca seu telefone de suas mãos e tenta fugir”, explica a empresa.
Caso isso ocorra, o smartphone será rapidamente bloqueado para não comprometer suas informações.
Ao acessar o menu de aplicativos e rolar para baixo, você verá esse novo recurso, que abrigará os desenvolvimentos que você considera mais sensíveis. Para que seja desbloqueado, você terá que se autenticar com sua impressão digital.
“É como um cofre digital dentro do seu telefone para aplicativos que você não deseja que outras pessoas acessem ou vejam facilmente”, complementa a empresa.
O Find My Device permite bloquear ou apagar remotamente um celular roubado e agora o usuário pode marcá-lo como perdido para facilitar seu rastreamento.recurso de bloqueio remoto salva vidas se o telefone do usuário não estiver mais lá.
“Você poderá bloquear a tela do seu telefone apenas com seu número de telefone e um rápido desafio de segurança usando qualquer dispositivo”, diz o Google .
Isso lhe dá tempo para recuperar os detalhes da sua conta e acessar opções úteis adicionais em Encontre Meu Dispositivo , incluindo o envio de um comando de redefinição de fábrica para apagar completamente o dispositivo.
O Remote Lock estará disponível para dispositivos Android 10+ por meio de uma atualização do Google Play Services ainda este ano. Encontre Meu Dispositivo está disponível em dispositivos Android 5+ .
Claro, o Android 15 trará muito mais recursos que vão além da segurança. Nesse sentido, por exemplo, você pode converter um ingresso ou uma assinatura física em digital com uma simples foto (está salva na Google Wallet) ou acessar o conteúdo AR no Google Maps com a ideia de ter mais detalhes de um determinado local de interesse, apenas para mencionar mais alguns casos.
Fonte:
Android Authority